Rap Internacional

21 Savage disse que ganha mais dinheiro com vendas de álbum do que turnê, tudo isso por ser dono de suas “masters”


Por incrível que pareça, poucos rappers americanos são donos de sua música. Lá eles chamam de “masters” quando você possui direito de toda sua obra por completo. Durante uma recente aparição no podcast Million Dollaz Worth Of Game, 21 Savage explicou a importância de possuir suas masters, revelando que ganha mais dinheiro com as vendas de álbuns do que com turnês.

Para os não iniciados, um artista que possui suas própria master significa que ele controla onde sua música é licenciada (na TV, filmes e anúncios, por exemplo) e, como resultado, colhe os frutos financeiros. Normalmente, as gravadoras possuem grande porcentagem disso. E é diferente algumas coisas como você vai poder ver o tipo de contrato que Savage possui. Uma coisa é você fazer um contrato de um número x de discos e a gravadora ter 30% do seu som por algum tempo. Outra é nesse contrato você fornecer a porcentagem para sempre da sua arte. É esse ponto que artistas acabam perdendo o controle da carreira.

“Eu tinha um álbum de platina antes de assinar meu [primeiro] contrato”, disse aos 28:50. “Eu possuo minhas masters agora. Cada música que você já ouviu, eu a possuo. Tive uma separação de 70/30 com minha gravadora; Eu ganho 70, eles recebem 30. Eu ganho mais dinheiro com as vendas dos meus álbuns do que com as turnês. Muitos rappers, a maior parte de seu dinheiro vem das turnês. ”

21 Savage explicou que começou a estudar outros rappers ciente das armadilhas do business da música para entender como funciona e se movimentar de forma correta.

“Aprendemos com todos os OGs que estragaram tudo, que não fizeram da maneira certa”, disse ele. “Foi [toda a minha equipe] assistindo manos falando sobre como eles não podem colocar sua música neste filme porque outra pessoa é dono da música dele”

“Já estive perto de outros rappers e estávamos no mesmo lugar ao mesmo tempo e eles se precipitaram e assinaram um contrato de $200.000, porque não tinham influência suficiente. Esperei até ter força suficiente para ir lá e dizer: ‘Sim, eu quero tanto dinheiro para este álbum, estou dando a vocês tudo isso e vou manter tudo isso.’ ”

21 Savage fechou seu contrato 70/30 em janeiro de 2017, quando entrou em um acordo com Epic Records que lhe concedeu 100 por cento da propriedade de suas gravações.

Desse modo, o rapper ainda possui direito de toda sua obra. Esse contrato 70/30 que assinou não fornece a gravadora a possibilidade de ser dona da música do artista, mas sim uma parceria temporária que os dois lucram. O que geralmente ocorre, na assinatura do contrato a gravadora ficar com essa porcentagem para sempre e com isso o artista divida algo que ele criou. Isso acontece muito quando você entende apenas de rimar e esquece que está num negócio. Desse modo, quando você não sabe de algo, alguém o domina e pode ser que fique refém de um administrador por não saber administrar outros meandros que vão além de ser apenas músico.

Assista a entrevista completa:

Comentários:

Instagram

Sabia que estamos no Instagram?

Não perca nenhuma novidade do Rap 24 Horas. Siga-nos clicando no botão abaixo!

Seguir! * CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!