2020 foi há quase 3 meses, e listas de balanço deste ano sobre a indústria fonográfica continuam sendo compartilhadas na internet. Dentro disso, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) movimentou o cenário com a publicação de novos relatórios sobre os artistas, discos e singles que mais fizeram sucesso em todo o mundo no ano de 2020.
O grupo de K-Pop BTS aparece no primeiro lugar da relação dos 10 artistas que mais venderam discos+sons em 2020, enquanto Taylor Swift crava o segundo lugar e Drake o terceiro. Eminem, Juice WRLD, The Weeknd, Post Malone também figuram na lista. Confira:
1. BTS
2. Taylor Swift
3. Drake
4. The Weeknd
5. Billie Eilish
6. Eminem
7. Post Malone
8. Ariana Grande
9. Juice WRLD
10. Justin Bieber
O hit “Blinding Lights” do The Weeknd foi o som de maior sucesso global em 2020 no mercado digital com 2.728 milhões de unidades vendidas, enquanto o som “Dance Monkey” da Tones and I aparece na segunda colocação com 2.348 milhões de cópias comercializadas, e o hit “The Box” do Roddy Ricch fecha o top 3 dos singles mais vendidos do ano passado oficialmente com 1.678 milhões de unidades contabilizadas. O disco Map of the Soul: 7 do grupo de K-Pop BTS foi o mais bem sucedido de 2020, tendo um total de 4.80 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo.
Veja relatório:
De acordo com a instituição, a receita do mercado de venda de música e streaming subiu para 21 bilhões de dólares no ano passado, um aumento de 7,4% sobre o ano anterior. O crescimento é em grande parte devido ao aumento na assinatura de serviços de streaming, e marca o sexto ano consecutivo de crescimento do segmento. Se estamos falando de receita de streaming pago, ela cresceu + 18,5%, enquanto a receita de vendas físicas caiu -4,7%.
Comentários: