Um dos principais coletivos e produtores de conteúdo da cena hip-hop brasileira, a 1KILO esteve passando por um grande processo de reformulação ao longo dos últimos meses, mas ele segue firme com atividades. Divulgando diversos sons inéditos no decorrer do ano, a banca agora apareceu com mais uma aposta.
Com seus afiliados DoisP, Junior Lord e Mozart MZ somando forças ao Choice e MC Smith em produção misturando rap e funk, a 1KILO lançou a inédita “Pódio”, onde os artistas cantam sobre as dores e preconceitos enfrentadas diariamente por moradores de favelas brasileiras.
“Eu escrevi esse som em um typebeat um dia antes de ir para o estúdio. Chegando lá, o Grego tinha feito o beat perfeito para o verso e aí fluiu na hora! Pelo tema da música, nós pensamos em chamar dois MCs, um de rap e um de funk, que realmente representassem a mensagem e fossem se identificar com a ideia. Foi aí que chamamos o Choice e o Smith, e o resultado ficou absurdo. Eu acho que seria muito difícil achar um feat que combinasse mais”, conta DoisP sobre o material, enquanto Choice afirmou: “foi irado participar dessa música com a 1KILO e o Smith. Eu escuto o Smith desde moleque no ônibus indo para a escola. O Hip-Hop sempre consegue conectar a favela. A minha parte fala sobre alcançar nosso lugar de direito, mesmo enfrentando as adversidades da vida e tendo menos oportunidades”, declara Choice.
“Essa música é um protesto, é falar para as pessoas que o favelado pode vencer. Seria um sonho, mas eu ainda não posso levar a frase “favela venceu” no plural, né, porque nem todo mundo venceu ainda. Nós torcemos para que todos possam vencer. Eu venci, e muitas pessoas que estão no segmento venceram também”, refletiu MC Smith sobre o trabalho, complementando: “mostramos que no Rio de Janeiro a realidade é caótica. Apesar de ser uma cidade paradisíaca, tem dessas coisas, que são os conflitos entre policiais e traficantes e o descaso social, né? Jovens morrendo, crianças morrendo todo dia, pessoas sendo assaltadas, pessoas perdendo a vida, perdendo empregos. Essa é a realidade do carioca”.
O trabalho acompanha de videoclipe filmado no Morro do Cavalão em Niterói, Rio de Janeiro, dirigido por Bruno Veronezi, que buscou mergulhar o público dentro da realidade do local. Confira:
Comentários: