Álbum de estreia da Lauryn Hill é considerado o melhor de rap da história pela Rolling Stone
Badalada revista sobre a indústria musical, a Rolling Stone causou um grande burburinho no segmento em 2003 após publicar uma lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos, a qual se tornou extremamente famosa.
Fazendo uma leve alteração em ranking no ano de 2012, a Rolling Stone não pensa em deixá-lo estagnado. Com o passar dos anos, lançamentos de projetos inéditos, surgimento de novos estilos, melhor absorção de materiais passados, inserção de mais especialistas na bancada da crítica, entre outros aspectos, a revista surpreendeu essa semana ao atualizá-la, trazendo notórios nomes como Beyoncé, Raekwon, entre outros no juri.
Ao todo, 154 discos foram colocados no ranking, além de que posições foram reajustas. Para surpresa de muitos, o clássico álbum de estreia solo The Miseducation of Lauryn Hill da Lauryn Hill, lançado em 1998, ficou como o melhor colocado entre os de rap, aparecendo na 10ª posição geral.
Justificando a escolha, a publicação escreveu que o trabalho de Lauryn Hill deixou um legado profundo por ter sido feito numa época em que pop estava se tornando cada vez mais sofisticado e digitalizado. Segundo eles, o The Miseducation of Lauryn Hill foi um disco que mostrou apelo comercial, mesmo tendo um estilo mais cru.
O clássico “What’s Going On” do Marvin Gaye, de 1973, aparece como o primeiro colocado na relação. Confira abaixo o top 10 completo:
10 – Lauryn Hill, ‘The Miseducation of Lauryn Hill’ (1998)
9 – Bob Dylan, ‘Blood on the Tracks’ (1975)
8 – Prince and the Revolution, ‘Purple Rain’ (1984)
7 – Fleetwood Mac, ‘Rumours’ (1977)
6 – Nirvana, ‘Nevermind’ (1991)
5 – The Beatles, ‘Abbey Road’ (1969)
4 – Stevie Wonder, ‘Songs in the Key of Life’ (1976)
3 – Joni Mitchell, ‘Blue’ (1971)
2 – The Beach Boys, ‘Pet Sounds’ (1966)
1 – Marvin Gaye, ‘What’s Going On’ (1971)
Obras de notórios nomes do meio hip-hop como The Notorious B.I.G, Kendrick Lamar, Frank Ocean, entre outros também fazem parte da relação.