Talib Kweli é permanentemente banido do Twitter
Lenda hip-hop, Talib Kweli é dono de uma influente voz, a qual já não está mais presente no Twitter. Isso porque a conta do rapper foi suspensa da rede social no final de julho, e em nota oficial, a equipe por trás da plataforma confirmou que ele foi “prementemente suspenso” após “violações recorrentes” de regras do site.
“A conta foi banida permanecente após violações repetidas de regras do Twitter. O objetivo do Twitter é servir para conversas públicas. Violência, assédio e outros tipos de comportamentos semelhantes desencorajam as pessoas de se expressarem, o que leva a diminuição do valor da conversa pública global. Nossas regras são para garantir que todas as pessoas possam participar de uma conversa pública de modo livre e seguro”, disse um representante do Twitter em comunicado.
Ao que se parece, tudo começou com uma discussão onde um usuário questionou que outro rapper além do Snoop Dogg é casado com uma mulher negra. Embora Talib tenha sido mencionado nessa conversa, uma moça identificada como Maya A. Moody disse em tom de critica que ele e diversos outros eram casados com mulheres negras de pele clara, o que gerou uma enorme discussão em que o artista esteve engajado fervorosamente durante uma série de dias, mirando essa usuária da plataforma em diversos comentários duros.
“Se você se importasse com a minha família, não os rotularia e perseguiria. Toda vez que vocês identificam Eque, provam que são deploráveis monstros anti-mulheres, anti-negras que estão aqui para perseguir a influência”, tinha falado o artista em ocasião. O debate entre Talib e Maya A. Moody durou quase 10 dias, e muitos fãs pediram para que ele parasse.
Maya posteriormente alegou estar sofrendo ameaças, as quais inclusive eram direcionadas para sua família, por conta da situação. Ela também explicou que seu tweet foi criado para abordar “políticas de colorismo e desejabilidade na comunidade negra: especificamente entre artistas negros”, e que seu comentário “não foi uma tentativa de invalidar a negritude das pessoas de pele clara, mas de conscientizar o fato bem conhecido: que rappers, atletas e artistas negros preferem namorar e casar com mulheres de pele clara e não negras”.
“Talib Kweli está há uma semana de perseguição dirigida a mim via Twitter e Instagram, o que levou seus seguidores a ameaçarem matar minha eu e família por esse tweet”, continuou ela.
Em um post no Instagram em 23 de julho, Talib Kweli anunciou que estava deixando o Twitter e se concentrando no Patreon, onde anunciou recentemente planos para financiar seu próximo álbum, Cultural Currency.
Ele também se pronunciou sobre a suspensão da sua página, afirmando: “eu nunca assediei ninguém na minha vida. Respondi, no Twitter, às mentiras que Maya postou sobre mim. Quando você responde a alguém que posta mentiras sobre você, isso não é assédio”.