Grammy Awards anuncia mudanças em categorias de rap e R&B
A mais prestigiada premiação musical dos U.S.A, o Grammy Awards busca sempre se aprimorar em benefício dos artistas e público conforme as mudanças da indústria fonográfica ao longo do tempo. Realizando uma série de mudanças em formato desde sua primeira edição em 1959, ela anunciou algumas interessantes alterações em categorias nessa quarta-feira (10).
Segundo nota emitida pelos organizadores do Grammy, a categoria “Melhor Álbum Urbano Contemporâneo” passará se chamar “Melhor Álbum Progressivo de R&B”, enquanto a “Melhor Performance de Som de Rap” passará a ser a “Melhor Performance Melódica de Rap”.
Sobre a categoria “Melhor Álbum Progressivo de R&B”, anteriormente batizada de “Melhor Álbum Urbano Contemporâneo”, o Grammy falou: “para os álbuns que tenham pelo menos 51% dos vocais de tempo gravados com vocais progressivos de faixas derivadas do R&B. Essa categoria é destinada para artistas, cuja música inclui mais elementos progressivos de R&B e pode incluir samples e elementos do hip-hop, rap, dance e música eletrônica. Também pode incorporar elementos de produção encontrados no pop, euro-pop, country, rock, folk e gênero alternativo.”
Sobre a categoria “Melhor Performance Melódica de Rap”, anteriormente chamada de “Melhor Performance de Som de Rap”, foi dito: “essa categoria é destinada a performances que usam o delivery de rap e melodia sobre produção moderna. Essa performance requer uma presença clara e forte de melodia combinada com cadência de rap, e isso inclui dialetos, letras ou performance de elementos ‘não-rap’, incluindo R&B, rock, country, eletrônica e mais. A produção pode incluir elementos tradicionais do rap ou elementos não característicos dos gêneros ‘não-rap’ mencionados acima. Tanto a música como a melodia devem ser consideradas para servir no critério para ser aceito nessa categoria”
A Academia de Gravação também diz que agora “confiará na expertise de membros do núcleo do seu comitê de seleção para determinar se um artista alcançou ou não destaque em um ano anterior” na hora de escolher os indicados à categoria “Artista Revelação”, levando em consideração que antes um artista com mais de 30 singles, gravações ou três álbuns já lançados não poderiam receber indicações nela. O número mínimo de lançamentos de artistas nessa categoria, no entanto, é de cinco singles/faixas ou um álbum.
Algumas pequenas mudanças nos campos do segmento de música latina também foram anunciadas, podendo vocês conferi-las com maior riqueza de detalhe clicando aqui. A mudança é anunciada poucos dias após a poderosa Republic Records anunciar que estaria banindo o termo “Urban” da gravadora, visto que ao longo do tempo diversos artistas e fãs vinham questionando sua legitimidade, apontando-o como um modo discreto de se referir à música negra e de periferia.
Ainda sem data e local definidos, a próxima edição da premiação está prevista para acontecer no início de 2021.