Produtor diz que cobrou cerca de 900 dólares para tirar reivindicação de direitos autorais do vídeo de “GOOBA” do 6ix9ine; equipe do rapper nega
Lançado no começo de maio, o grande single de retorno “GOOBA” do 6ix9ine gerou enorme repercussão na cena hip-hop. No final do mês passado, ele foi removido do Youtube com mais de 250 milhões de visualizações por conta de uma intrigante reivindicação de direitos autorais feita pelo produtor queniano Magix Enga, o qual fez uma série de publicações no Instagram trollando Tekashi, dizendo não ter sido pago e creditado por suposto sample seu usado no material.
Durante então recente entrevista com o pessoal do canal Rap TV, Magix teve a oportunidade de falar sobre o assunto. O produtor alegou que inicialmente recebeu 100 mil xelins quenianos para remover sua reivindicação de direitos autorais, afirmando: “alguns caras me chamaram e falaram tipo: ‘você derrubou o som e nós queremos pagá-lo para voltá-lo o mais rápido possível, porque ele é o Tekashi’. E eu fiquei tipo: ‘ok, então, quanto vocês me oferecem?’. E os caras me ofereceram 100 G’s, que é 100 mil do dinheiro queniano [cerca de 940 dólares]. E eu tava querendo metade dos royalties, mas eu decidi perdoar o cara e pegar a grana”.
Posteriormente, ele disse que acabou mudando de ideia, relatando: “mas no dia seguinte hm… eu precisava do crédito. Então, devolvi o dinheiro”, explicando que moveu um processo na justiça para novamente remover o trabalho do Youtube. “Sabe, eles pegaram meu som e o usaram durante toda a introdução do vídeo e sem pagar, nem um centavo”, afirmou Magix durante a conversa.
Após a XXL publicar matéria sobre a declaração do Magix, a equipe do Tekashi, que foi contatada pelo portal, emitiu nota declarando: “investigamos essa alegação e descobrimos que ela era fraudulenta. Nenhuma solução monetária foi oferecida por ninguém do nosso time”.