Yung Lean doará dinheiro de royalties e produtos da sua loja online para instituições alinhadas ao Black Lives Matter
Jovem artista sueco com grande influência na cultura hip-hop, Yung Lean parece estar sensibilizado com o momento que os Estados Unidos enfrenta com uma onda de protestos desencadeada pela morte do George Floyd na semana passada, a qual faz parte de um ciclo de recorrentes caso de brutalidade policial contra afro-americanos. Em publicação no Instagram, hoje (3) o músico anunciou que doará lucros de vendas de mercadorias em seu website oficial e royalties de músicas para ajudar movimentos alinhados com a causa Black Lives Matter [pt: ‘Vida Negras Importam”], encorajando fãs a também demonstrarem apoio.
Em post, Yung Lean declarou: “como uma criança crescendo na Suécia, todos meus heróis eram músicos americanos negros. Eu conheci pessoas de todo o mundo e aprendi que somos semelhantes, até envelhecer e entender que não estávamos sendo tratados de modo semelhante… Espero que posso alcançar cada um dos meus fãs para que eles entendam que vidas negras são importantes, estou enojado por qualquer pessoa que se pareça comigo e pense que vidas com cor de pele diferente são menos valiosas. Ponto. Eu não sei como é ser diferente ou ser tratado diferente pela minha aparência. Eu conheço meu privilégio e qualquer pessoa que tenha privilégio deve usá-lo para ajudar outras pessoas que não tem, porque o sistema é fodi##, e é hora da gente quebrá-lo… Ajude o máximo que puder, ninguém deveria tolerar brutalidade policial e desigualdade, mas se eu não posso mudar o mundo, o que eu posso fazer agora é doar todos meus lucros de vendas de mercadorias na internet e royalties para o movimento BLM e o fundo de fianças”.
Além do Yung Lean, notáveis figuras da comunidade hip-hop como Drake, The Weeknd, Russ, entre outros também fizeram grandes doações em dinheiro para instituições ligadas ao BLM.