O recente caso do George Floyd, afro-americano de 46 anos de idade morto após ser alvo de abordagem truculenta de policial branco no estacionamento de loja em Mineápolis, Minnesota, onde era suspeito de tentar fazer compra fraudulenta, vem causando uma enorme onda de protestos nos Estados Unidos. Com milhões de civis em redes sociais e ruas demonstrando revolta e reivindicando justiça sobre episódio, membros da comunidade hip-hop também estão se manifestando.
Lenda da cultura, conhecido por há anos conduzir uma série de projetos sociais em benefício da causa negra, JAY-Z deixou a internet de lado, e usou seu poder de influência na vida real para cobrar justiça. Durante coletiva de imprensa realizada nesse final de semana, o governador Tim Walz do estado de Minnesota surpreendeu ao revelar que foi pressionado pelo rapper sobre incidente, o qual conversou com ele em ligação telefônica.
“Recebendo uma ligação na noite passada, percebi o quão grande isso era. Do JAY-Z — não do artista internacional, mas do pai – enfatizando a mim que a justiça deve ser cumprida”, afirmou o político, o qual posteriormente continuou: “foi tão incrivelmente humano. Era um pai – e acho que honestamente um homem negro que conhecia a dor visceral disso. Suas palavras resumiram que a justiça precisa ser cumprida aqui (…)”.
Segundo a Fox News, Van Jones foi o responsável por conectar JAY-Z ao governador Walz.
Derek Chauvin, policial responsável pela ação que culminou na morte do George, atualmente está detido, respondendo acusação criminal sobre incidente.
Comentários: