Diplo admite que “House of Balloons” do The Weeknd inspirou hit “Climax” do Usher
Capa da nova edição da revista Variety, The Weeknd falou sobre variados assuntos em matéria especial. Um dos pontos mais marcantes de conversa, que vem gerando burburinho na internet, acontece quando ele reflete sobre o legado do projeto House of Balloons, divulgado em 2011.
“‘House of Balloons’ literalmente mudou o som da música pop em meus olhos”, disse Abel, o qual posteriormente implicou que Usher tentou reproduzir sua fórmula artística no hit “Climax”, lançado em 2012, declarando: “eu ouvi ‘Climax’ do Usher, e fiquei tipo: ‘pu## mer##, esse é um som do Weeknd’. Foi muito lisonjeiro, e eu sabia que estava fazendo algo certo, mas também fiquei com muita raiva. Mas agora, que amadureci mais, percebi que foi uma coisa boa”.
Desde ontem, a declaração começou a repercutir na internet, e após muitos palpites e opiniões divididos do público, Diplo, produtor oficial de “Climax”, falou sobre o tópico. Em sua página no Twitter, ele simplesmente admitiu que a faixa “Climax” foi inspirada na era “House of Balloons” do Abel.
Em publicações no Twitter, Diplo reconheceu o valor da autenticidade do canadense The Weeknd, e refletiu sobre o processo criativo de “Climax”, declarando: “a produção de ‘Climax’ se empresta da era ‘House of Ballons’ do The Weeknd. Quando ouvi esses primeiros sons, eles explodiram minha mente. Cheios de emoção em seus silêncios e uma voz icônica e espacial que parecia única na internet. A ideia do R&B com toques dark era o que queria trazer para Usher. Uma das minhas vozes favoritas de todos os tempos. Fico feliz que Usher, Ariel, Eric e eu nos juntamos para fazer essa música épica. Eu lembro que tinha o título da música antes do beat. Foi conceitual desde o início. Era uma música que sempre teve um aumento gradual de sonoridade, mas nunca parecia atingir o pico. Meio que tipo alguns relacionamentos que nunca chegam onde você quer, mas por um momento parece um êxtase”.
Veja: