The Weeknd implica que Usher copiou seu estilo no hit “Climax” e diz ter ficado bravo na época
Em era promocional promovendo seu recente álbum After Hours, The Weeknd é capa da nova edição da revista Variety. Falando sobre variados tópicos, ele refletiu sobre a autenticidade da sua obra, e o impacto do projeto House of Balloons de 2011.
“‘House of Balloons’ literalmente mudou o som da música pop em meus olhos”, disse Abel, o qual posteriormente implicou que Usher tentou copiar sua fórmula artística no hit “Climax”, lançado em 2012, declarando: “eu ouvi ‘Climax’ do Usher, e fiquei tipo: ‘pu## mer##, esse é um som do Weeknd’. Foi muito lisonjeiro, e eu sabia que estava fazendo algo certo, mas também fiquei com muita raiva. Mas agora, que amadureci mais, percebi que foi uma coisa boa”. A revista Variety tentou conversar com Usher sobre o assunto, mas ela alega que o cantor negou comentar.
The Weeknd e Usher nunca gravaram material juntos. No ano de 2016, Abel comemorou vitórias no Billboard Music Awards acreditando ter sido o artista que mais venceu prêmios em uma única noite no evento, mas depois de fãs dizerem que Usher é na verdade quem detinha esse título, ele fez uma publicação no Twitter pedindo perdão ao cantor por declaração, referindo-se a ele como “Original Gangsta”.