Rap Internacional

50 Cent relembra de ter sido recusado pela Def Jam e Irv Gotti em 1997


Antes de se tornar uma super estrela do rap, 50 Cent teve que batalhar muito pelo seu espaço. Quando entrou de cara no jogo, o rapper de Nova York foi apadrinhado por Jam Master Jay, conseguindo seu primeiro contrato oficial com a produtora JMJ Records.

Em trecho então de nova edição do podcast Poetics, o lendário artista relembrou sobre seus tempos de novato na cena, revelando uma história curiosa sobre ter tido trabalho recusado pela Def Jam em 1997, a qual naquela época tinha Irv Gotti como executivo, embora a enorme treta do 50 com ele estivesse longe de acontecer. Em trecho de vídeo compartilhado no Youtube, o general da G-Unit aparece falando: “naquele tempo, quando terminei meu primeiro corpo de trabalho, era 1997. Foram 11 sons, e Jay pegou 5 ou 6 dos 11 e tocou eles para a Def Jam. Ele tocou as músicas para o pessoal da Def Jam, porque ele tinha uma empresa chamada JMJ Records, mas estava funcionando apenas como produtora. Ele produziu o material, então ele foi na Def Jam atrás de um contrato. Então, eu nem mesmo entendia o business da música o suficiente para saber que não era uma gravadora, porque se chamava JMJ Records, então quando ele foi tocar na Def Jam, eles ficaram meio que: ‘aaah, você sabe…'”.

50 contou que suas músicas passaram pelo ouvido de Irv Gotti, o qual enxergou semelhanças no estilo dele com JAY-Z, e deixou oportunidade passar, declarando: “naquele momento, eu e Irv nem tínhamos tido desentendimentos um com o outro, mas ele falou: ‘não, meio que me lembra JAY-Z'”, explicando raciocínio ao complementar: “se liga, o hip-hop estava em um ponto em que você tinha que ter sua própria sonoridade, seu estilo, sem nenhuma comparação com ninguém. Um dos sons era com o Jam Master Jay fazendo os samples, fazendo scratches do Nas falando: ‘de alguma forma, o rap me lembra o jogo do crack’. Depois que ele tocou o som, o próximo álbum do Jay saiu. Havia uma música nele em que Jay usava esse mesmo sample. Era o mesmo conceito, mesmo som, então eu fui e falei: ‘ae Jay, você tocou esse som para aquele nigga?’, e ele respondeu tipo: ‘não, não, [Jay-z] não estava lá”.

Por fim, 50 Cent encerrou assunto falando de reflexão do lendário Jam Master Jay sobre que pelo fato de produzi-lo, acreditava plenamente em seu potencial.

Fundador do Rap 24 Horas & Editor do portal. Há mais de 10 anos anos produzo conteúdos na internet sobre a cultura hip-hop. Já geri diversas notórias páginas na internet relacionadas aos temas de rap e entretenimento.

Comentários:

Instagram

Sabia que estamos no Instagram?

Não perca nenhuma novidade do Rap 24 Horas. Siga-nos clicando no botão abaixo!

Seguir! * CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!