Rap Internacional

C4bal dá grandes detalhes sobre seu retorno à cena: “eu mudei muito, eu evolui muito nesse tempo”


Tendo decidido se afastar da cena em 2012 por conta da falta de reconhecimento com trabalho e toxicidade com que vinha lidando na cena naquela época, C4bal deixou saudades, e após muitos pedidos de fãs, ele decidiu voltar. Anunciado grande comeback ao game no dia 31 de dezembro de 2018, ele vem preparando novidades, e durante entrevista na Rádio Mix Rio que rolou no dia 18 de janeiro, o lendário MC falou um pouco sobre como será seu retorno.

“Eu mudei muito, eu evolui muito nesse tempo, coisas que de repente eu falava, que eu acreditava, eu mudei muito. Com 10 anos depois, pô, hoje eu tô com 38. Então, muitas coisas eu amadureci, e hoje eu me sinto pronto pra voltar e tá passando essa minha verdade, então eu estou muito feliz em estar aqui”, declarou C4 sobre seu retorno à cena. Com radialista colocando o tema “auto-tune” em pauta, e perguntando se o MC usaria a ferramenta em novos trabalhos, ele deixou disse que sim, mas ressaltando o fato de que manterá a característica da versatilidade musical pela qual é conhecido, afirmando : “quem acompanha ou acompanhou um pouco da minha carreira sabe que eu sempre fui um cara muito eclético em relação aos beats, aos estilos. Tanto assim em músicas de mensagem, como românticas. já usei auto-tune lá atrás, e não tenho nada contra, mas também adoro boom bap, adoro trap, adoro R&B, então estou deixando muito a cargo do Zegon e Laudz — os maestros — para virem com beats, e eu venho humildemente com a minha parte que é colocar as letras e a voz nos beats”.

Perguntado então sobre sua opinião diante da nova escola hip-hop nacional, C4bal se mostrou feliz sobre como as coisas estão fluindo nos dias atuais, chegando a mencionar alguns notáveis nomes ao declarar: “então, eu fiquei de fora, mas fiquei bem afastado da cena. Assim, agora que eu estou me atualizando, mas o Matuê que você citou eu acho legal o som dele. Tem o Costa Gold, Recayd MobLuccas Carlos é um cara do R&B que também manda umas rimas, mas eu to me atualizando para falar a real, tem o Filipe Ret, que eu acho muito legal o som dele também, então eu ficou feliz, que de um certo jeito que eu… não vou dizer que fui o pioneiro, porque eu to longe disso, mas eu acho que incentivei uma nova geração, que veio depois de mim, a seguir meus passos, e eu fico muito feliz por isso”.

Quando o assunto foi então sua lendária treta com o Marechal, que definitivamente foi um dos acontecimentos mais marcantes da cena do rap nacional na década passada, C4 declarou: “morreu, inclusive hoje trocamos mensagens aí no Instagram … E eu acho que tem a ver com isso que você falou de maturidade. Sabe? Porque eu agia muito por impulso, por empolgação do momento. Não posso falar por ele, mas acredito que [ele] também. E eu acho que é bem isso, a gente dar exemplo pras nova gerações, pra galera que tá chegando agora né”. O artista ainda refletiu sobre o fato de tretas ainda permanecerem presentes na atual cena hip-hop, destacando que nos dias de hoje elas também são muito usadas para gerar publicidade, e advertindo os riscos das coisas se tornarem reais e terem graves consequências.

Embora não tenha falado da sua marcante beef com Emicida na entrevista, naquele mesmo dia C4bal realizou uma live no Instagram com seguidores, a qual pudemos acompanhar, onde ele deixou claro que, assim como com qualquer outra beef sua, foi enterrada no passado, relembrando de todo processo de amadurecimento pelo qual passou ao longo dos últimos anos, afirmando que sua mente está em outros lugares nos dias de hoje. A data exata em que o MC voltará oficialmente a lançar materiais ainda não é totalmente clara, mas é certo que o grande dia está chegando.

Confira essa entrevista na íntegra em vídeo abaixo:

Comentários:

Instagram

Sabia que estamos no Instagram?

Não perca nenhuma novidade do Rap 24 Horas. Siga-nos clicando no botão abaixo!

Seguir! * CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!