Aretha Franklin, lenda do R&B/Soul, morre aos 76 anos de idade
Uma das maiores lendas da música negra, referência na cultura hip-hop, conhecida por trabalhos voltados aos segmentos R&B tradicional, Soul e Gospel, não está mais entre nós. Segundo o empresário da Aretha Franklin, hoje (16) a cantora veio a falecer.
A artista, sobre a qual tivemos recente reporte de que estava “gravemente doente”, foi diagnosticada com câncer em 2010, e faleceu em decorrência da doença que atacou seu pâncreas, segundo comunicado oficial divulgado para a imprensa. “Em um dos piores momentos das nossas vidas, não conseguimos encontrar as palavras certas para expressar a dor em nosso coração. Perdemos nossa matriarca e a sustentação da nossa família. O amor que ela tinha por seus filhos, netos, sobrinhos e primos não tinha limites. Estamos emocionados com todo o amor e apoio que recebemos de amigos e fãs. Obrigado pela compaixão e orações. Sentimos o amor de vocês por Aretha e ele nos trouxe conforto para entender que o legado dela vai permanecer. Em nosso luto, pedimos respeito e privacidade nessa hora difícil”, comunicou a família da cantora em nota oficial.
Nascida em 1942 no Memphis, Aretha começou sua carreira aos 14 anos de idade com apoio do seu pai, que era pastor em igreja local, vindo eventualmente a se consagrar com seu talento no mundo da música. Ao longo da trajetória, ela conquistou diversos prêmios e criou memoráveis canções, como “Day Dreaming”, “Jump to It”, “Freeway of Love”, “A Rose Is Still A Rose”, e mais.
Em 2005, Aretha recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade – a maior condecoração para um civil americano. Seu último show solo aconteceu na Filadélfia, em agosto de 2017.
Grandes nomes do hip-hop como Kanye West, Mos Def, Outkast, T.I., Dr. Dre, Big Sean, Nas, Meek Mill, entre outros já utilizaram samples de canções da artista para criarem sons.
Ainda não há informações sobre o funeral de Aretha.