Equipe do Milton Nascimento explica questão de direitos autorais com faixa “Oração à Vitória” do Baco Exu do Blues
Há algum tempo, fãs perceberam que a faixa “Oração à Vitória” do álbum de estreia Esú do Baco Exu do Blues, o qual foi um dos mais aclamados do cenário nacional em 2017, simplesmente sumiu de plataformas de streaming. Há poucos dias então então, o print de uma conversa da namorada do artista baiano com amiga surgiu na web, onde era dito que a canção foi removida de serviços por sample não autorizado de faixa do Milton Nascimento.
Esclarecendo melhor questão após questionamentos de fãs, a equipe do lendário artista brasileiro explicou situação em réplica a estes, dizendo:
“Boa noite, Felippe.
O rapper Baco Exu do Blues não deu oportunidade ao artista dono desta página aprovar, ou não, o sample feito.
Neste caso, houve uma violação de direitos. Não há que se falar em liberação, pois nos foi solicitada apenas quando procuramos a equipe do rapper pedindo esclarecimentos de por qual motivo a voz de Milton estava na faixa dele.
Procure se informar antes de replicar qualquer coisa que dizem.
Atenciosamente,
equipe Nascimento Música”.
Até o momento, Baco não deu um posicionamento oficial sobre situação. É válido destacar o fato de que samples fazem parte da cultura hip-hop desde o início, tendo muitos artistas utilizado técnica em suas canções como forma de demonstrar referências e exaltar artistas por trás dos recortes, mas mesmo assim questões burocráticas e legais podem atrapalhar execução de trabalhos do gênero.