Em entrevista, JAY-Z explica o significado de cada música do seu novo álbum
O novo álbum 4:44 do JAY-Z já está nas ruas, e ele vem dando o que falar. Buscando esclarecer fãs sobre o projeto, o rapper do Brooklyn explicou o significado de cada uma delas em entrevistas com a iHeartRadio.
Composto por 10 faixas, o projeto conta com colaborações creditadas do Damian Marley, Frank Ocean, e sua mãe Gloria Carter. Beyoncé e The-Dream, e outros também contribuem com vocais. Veja só o que ele falou:
1. Kill Jay Z:
“A primeira música é chamada ‘Kill Jay Z’, e obviamente não deve ser entendida de forma literal. É realmente sobre ego. Trata-se de matar o ego, então podemos ter uma conversa em um lugar de vulnerabilidade e honestidade”.
2. The Story Of OJ:
“É realmente um som sobre nós como uma cultura, ter um plano, e como nós vamos levar isso para frente. Nós queremos fazer grana, e então perdemos grana, especialmente como artistas. E tipo, quando você tem algum tipo de sucesso, tem que transformar isso em algo grande”
3. Smile
“‘Smile’ é o que é. Há momentos ruins, e nesses momentos podemos escolher duas coisas: isso pode ter levar a um lugar onde você se prende em uma rotina ou pode fazer seu futuro ser muito melhor por você ter experienciado essas coisas”.
4. Caught The Eye
“É uma música que trata apenas de estar ciente sobre que está em sua volta. Há uma linha nele que diz: ‘sua linguagem corporal é remediadora / Como você pode ver a diferença entre eu e você?’. Isso é apenas sendo afiado sobre o que te cerca”.
5. 4:44:
“4:44 é um som que escrevi, e essa é a cruz do álbum, fica bem no meio dele. Eu, literalmente acordei 4:44 da manhã, 4:44 para escrever esse som. Então, se tornou o título do álbum e tudo. É a faixa que dá título ao álbum porque é poderosa, e eu acredito que é uma das melhores que já escrevi”.
6. Family Feud:
“É um som sobre a separação dentro da cultura. Tipo, novos rappers brigando com os velhos, falando todas essas paradas. Então, o ponto é: ‘ninguém vence quando a família briga'”.
7. Bam:
“A faixa ‘Bam’ é com Damian Marley, é apenas como compreensão. mas secretamente, Shawn [ele] diz: ‘cara, você precisa de um pouco de ego. Isso é por minha causa e das coisas que eu fiz, isso é JAY-Z dizendo que você precisa de um pouco de ego para que possamos chegar nesse ponto”.
8. Moonlight:
“O refrão é: ‘La La Land / Até se vencermos, a gente vai perder’. Isso é tipo uma referência sútil ao filme La La Land que venceu o Oscar, e então depois foi dito que o prêmio era de Moonlinght. É realmente um comentário sobre a cultura e para onde estamos indo”.
9. Marcy Me:
“É uma caminhada nostálgica sobre os conjuntos habitacionais de Marcy, e sobre essa esperança, esse sentimento de: ‘cara, eu realmente fiz isso? Eu realmente me tornei um dos maiores artistas do mundo?’. Você tem esses sonhos, tipo: ‘posso ser o maior jogador de basquete de todos?’, todos nós temos esses sonhos”.
10. Legacy:
Apenas um som sobre o que é, apenas um testamento verbal. Apenas um som sobre falar com minha filha. Ela começa a música me perguntando: “papai, o que é um testamento?”.